sexta-feira, 8 de julho de 2011

Concursos X Amigos


Esses dias, conversando com uma amiga, estávamos comentando o quanto temos que abdicar pra termos sucesso em nosso concurso. Quando deixamos pessoas queridas em segundo plano e colocamos os estudos e toda a preparação como sendo o mais importante.
É difícil saber até que ponto isso é correto ou saudável, pois ainda que tenhamos nossos sonhos e lutamos para conquistá-los, não podemos esquecer dessas pessoas que estão sempre conosco, nas derrotas e nas vitórias, e, quando o tão sonhado momento chegar, eles estarão mais do que nunca do nosso lado.
E nada mais apropriado sugerir a uma amiga que escrevesse a respeito, já todo concurseiro que se empenha passa por tal situação.
A Wanessa (Blog da Wana) é uma amiga que fiz no cursinho, gente boníssima, que como nós, também trava uma batalha diária.

“Amizade.... é difícil encontrar as palavras para falar de sentimento tão nobre...
Vinicius de Moraes disse que poderia perder muitos amores, mas perder um amigo... ahhh, isso é muito mais difícil de suportar.... De fato, amigos são fundamentais em nossa jornada terrena, pois são eles que nos amparam pelos caminhos tortuosos da vida...
Faço aqui menção não apenas aos amigos que cativamos nos bares, festas, eventos sociais... mas até aos nossos familiares que muitas vezes se mostram nossos amigos.
Eu tenho um amigo que me fez pensar sobre a capacidade de dizer Não àqueles que tanto amamos... sobre a sensação de recusar o estender da mão... sobre o fato de que mesmo amando tanto os que partilham de situações conosco, temos que pensar em nossos objetivos e recusar convites de risadas, fotos, festas, alegrias...
De fato “virar os olhos” para outra direção não é fácil pelo receio do medo, pela possível perda de todo o cultivado...
Mas a realidade é que só a amizade vence o tempo..., só o sincero sentimento é capaz de superar a ausência... e isso porque ela é baseada no que se chama cumplicidade!!!
Tenho amigos que muitas vezes deixei de visitar, que outras inúmeras vezes neguei uma saída, uma viagem, uma conversa pessoal... mas ao fechar meus olhos me transporto a um momento em que estivemos juntos, realimentando toda a alegria do relacionamento... E quando os encontro, mesmo que muito postergadamente, perco a noção do tempo que passou e revivo toda a pureza daquele momento...
Aos amigos não há situação que abale as estruturas de algo construído com Amor...
Amigos sabem mais dos nossos segredos do que nossos amores. Amigos não se importam se dormimos com pijamas engraçados ou se nossos cabelos acordam alvoroçados de manhã. Amigo só quer nos ver bem... torcem, mesmo que longe, por nossa felicidade...
Amigos simplesmente são nossos irmãos de alma...”

Valeu Wanessa, obrigado pela sua contribuição.