quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Corrida



Queria falar um pouco sobre o TAF, mais especificamente sobre a prova de corrida. Apesar de não ser nada de outro mundo, requer certa preparação, principalmente àqueles que não têm o costume de correr.
Já tive o costume de correr, mas de alguns anos pra cá esse costume se perdeu e acabei ficando um pouco sedentário, mas felizmente já saí do grau do sedentarismo e hoje posso dizer que sou novamente praticante de esportes.
Confesso que ainda não consigo atingir a meta máxima da corrida (que no caso são 2,700Km. em 12 minutos), mas estou treinando para conseguir o máximo em todas as provas.
Percebi que precisava de um pouco mais de conhecimento para poder aumentar meu rendimento na corrida e andei pesquisando e descobri algumas coisas.
É preciso saber a finalidade da corrida, pois o treinamento é diferenciado.
No início precisava perder uns quilinhos, comecei aos poucos, caminhando, e logo comecei a correr, comecei com 500m, caminhava 1.000m e corria 500m. Aos poucos fui aumentando a corrida até atingir minha meta (2.700 Km), esse tipo de corrida usa o sistema aeróbico.
O sistema aeróbico é aquele que queima calorias, pois usa a gordura das células e  carboidratos, ajuda bastante a emagrecer e faz muito bem para o sistema cardiorespiratório. Ele é feito em baixa intensidade mas com grande volume. Correr distâncias grandes num ritmo fraco ou intermediário. Usa níveis médios de oxigênio no sistema respiratório/sanguíneo e é feita entre 50% a 70% da frequência cardíaca máxima.
E descobri que preciso fazer um treinamento anaeróbico, ou seja, grande intensidade e baixo volume. Correr distâncias curtas com velocidade. Nesse caso usa quantidades grande de oxigênio e é feita entre 70% a 95% da frequência cardíaca máxima. A quantidade de calorias gasta é baixa.
Esse tipo de corrida, anaeróbica, faz aumentar bastante o condicionamento físico, pois sua execução é feita para que seu organismo use uma força máxima por pouco tempo, mas se recuperando rapidamente para forçar novamente.
Estou fazendo um programa para fazer os treinamentos da melhor forma possível. Como isso varia de pessoa a pessoa, não há como ter certeza que funcionando comigo, irá funcionar pra outra pessoa.
Mas pra ter uma ideia, estou fazendo da seguinte forma: separei 3 dias pra correr, 2 dias para corrida aeróbica e 1 dia para a corrida anaeróbica.
Na corrida aeróbica, será feita cerca de 1h30min., não me preocupando muito com a distância, mas sim em manter um ritmo moderado.
Na corrida anaeróbica, será feita de forma intervalada, pequenas distâncias, com velocidade máxima com intervalos de descansos (corrida bem leve). Nesse caso não é aconselhável passar dos 40 minutos de treino.
Espero melhorar o condicionamento físico pra alcançar minha meta: 2.700 Km. em 12 minutos.
Lembrando que antes de qualquer exercício é preciso fazer um aquecimento e um bom alongamento.
Para um sucesso ainda maior é sempre bom ter uma alimentação saudável e fazer uma boa hidratação antes, durante e depois dos exercícios.
Não sou nenhum expert no assunto, busquei informações em sites de corridas e com pessoas especializadas e espero ajudar quem tenha alguma dúvida a respeito.
Valeu

2 comentários:

  1. Tenho TAF preciso fazer 2700km não tenho conseguido alcançar o indice. Treino todos os dias mais tenho mta dificuldade pois canso nos 500 metros inicias.
    Não sei o que eu faço, preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  2. blz cara?? Esse TAF realmente não é moleza, é preciso estar treinando constantemente.

    Vou lhe dar umas dicas, lembrando que não sou especialista no assunto, recomendo vc procurar um profissional de educação física, pois ele sim irá te ajudar da melhor forma.

    Mas vamos lá...se vc está cansando nos primeiro 500m talvez seu ritmo esteja rápidpo d+...vc precisa acostumar seu corpo com a corrida, então faça o seguinte:
    Já que vc já dá umas corridinhas, tenha com o objetivo fazer os 2.700m, que seja apenas trotando, ou seja, uma corridinha bem leve... não se preocupe com o relógio, preocupe-se em alcançar a distância, nem que vc leve 1 hora.
    Alcançando a distância, continue assim por pelo menos 2 semanas, a partir daí comece a cronometrar o tempo, mas apenas para vc ter noção do crescimento, nao espere chegar nos 12 minutos logo...
    Se a corrida começar a ficar massante, mude o local da corrida, inverta o percurso...isso ajuda.
    Uma dica importante é não correr todos os dias, os músculos precisam de repouso, pois durante o repouso eles se fortalecem, sugiro correr dia sim dia nao, no máximo 4x por semana...sendo que num dia reserve para correr sem se preocupar com o relógio ou distãncia...
    Qualquer dúvida estou a disposição..espero ter ajudado um pouco...o mais importante é não forçar mais do que aguenta, não teste sempre seus limites...com calma e determinação vc conseguirá!!!!
    abraçãoo

    ResponderExcluir