segunda-feira, 14 de março de 2011

Imagem não é nada...mas esse símbolo...




Descrição Heráldica

Escudo estilizado, lembrando o escudo polonês, com o campo em jalne (ouro) - esmalte que simboliza fé, fortaleza, constância, firmeza, poder e a autoridade, propósitos maiores dos integrantes do Departamento de Polícia Federal. Em Chefe aparece um listel em goles (vermelho), simbolizando este esmalte a ousadia, coragem, esforço e segurança, onde se insere a palavra POLÍCIA em prata (branco) e em Contrachefe outro listel, também, em goles (vermelho), onde se insere a palavra FEDERAL em prata (branco).
        No coração destacam-se as Armas Nacionais que se descrevem segundo a Lei 5.700, de 01 de setembro de 1971, na forma que segue:
        I - o escudo redondo será constituído em campo azul-celeste, contendo cinco estrelas de prata, dispostas na for ma da constelação do Cruzeiro do Sul, com a bordadura do campo perfilada de ouro, carregada de vinte e duas estrelas de prata;
        II - o escudo ficará pousado numa estrela partidagironada, de 10 (dez) peças de sinopla e ouro, bordada de 2 (duas) tiras, a interior de goles e a exterior de ouro;
        III - o todo brocante sobre uma espada, em pala, em punhada de ouro, guardas de blau, salvo a parte do centro, que é de goles e contendo uma estrela de prata figurará sobre uma coroa formada de um ramo de café frutificado, à destra, e de outro de fumo florido, à sinistra, ambos da própria cor, atados de blau, ficando o conjunto sobre um resplandor de ouro, cujos contornos formam uma estrela de 20 (vinte) pontas:
        IV - Em listel de blau, brocante sobre os punhos da espada, inscrever-se-á, em ouro, a legenda República Federativa do Brasil, no centro, e ainda as expressões "15 de novembro", na extremidade destra, e as expressões "de 1889", na sinistra.

As Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional. O uso das armas é obrigatório nos edifícios-sede dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos governos federal, estaduais e municipais, além dos quartéis militares e policiais e em todos os papéis oficiais de nível federal (publicações, convites etc.).
As armas são formadas por um escudo redondo sobre uma estrela de cinco pontas e uma espada. Também há, no centro, o Cruzeiro do Sul. Há um ramo de café à esquerda e um de fumo à direita. A data que aparece nas armas é a proclamação da República.

Fontes:
- http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Educacao/Simbolos%20Nacionais.htm
- Decreto nº 98.380/89

Ser policial, seja na esfera federal ou estadual, não é somente um trabalho ostensivo, preventivo que se refere às leis deste país, é algo maior.
Nós que almejamos a carreira policial devemos saber que não se trata meramente de uma questão profissional.
Já li alguns textos falando a respeito da profissão policial, que não é só uma questão de escolha e sim de vocação.
Escolhi divulgar estes brasões, da PF e consequentemente das Armas Nacionais, para mostrar que o policial defende um país, uma nação.
Tenho em mim um sentimento maior que simplesmente ser policial, mas poder contribuir com a ordem nacional. Fazer um país melhor de se viver, mais justo e mais seguro.
Não é atoa que esses brasões existem, há um significado por trás deles,  representam uma instituição, mostram o quão forte é essa instituição, tanto que quando vejo esses brasões, me encho de orgulho e vejo como um estímulo cada vez maior.
Um professor disse que todo concurseiro precisa ter um símbolo, um símbolo que realmente representa aquilo que ele tanto sonha, e nada mais motivador do que o brasão da PF.
Apesar de tudo, acredito muito nessa nação chamada Brasil, e como futuro policial federal quero defendê-la e lutar por um país cada vez melhor.
Poderia escrever muito mais aqui sobre patriotismo, cidadania, reclamar dos políticos, salientar nossas qualidades, entre outras coisas, mas acho que isso é um sentimento que cada um tem o seu, do seu modo.
No mais é isso.
Abraço a todos!!

2 comentários:

  1. PASSEI 7 ANOS E 6 MESES PRESTANDO SERVIÇO A MINHA PÁTRIA BRASILEIRA,ATRAVÉS DO EXÉRCITO,E É COM INCONTIDA ALEGRIA QUE EXTERNO A MINHA GRATIDÃO, POIS OBTIVE NESSE PERÍODO UMA NOVA VISÃO E NOVAS EXPERIENCIAS.HOJE TRABALHO NA ÁREA DE SEGURANÇA PRIVADA, E SOU MUITO FELIZ EM CONTINUAR FAZENDO PARTE DA SEGURANÇA DO NOSSO PAÍS.PENA QUE PARTES DAS LEIS QUE REGEM O NOSSO PAÍS,NÃO COOPERAM PARA MANTER A ORDEM E O PROGRESSO QUE URGENTIMENTE O NOSSO BRASIL PRECISA.MAS AINDA PULSA DENTRO DE MIM UMA RAÍZ DE ESPERANÇA EM VER EM UM FUTURO BEM PRÓXIMO A VERDADEIRA ORDEM E PROSPERIDADE IMPERANDO EM NOSSO PAÍZ.(FELIZ É A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR)

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com tantos problemas não podemos deixar de acreditar e principalmente d elutar por uma nação melhor: mais jutsta, próspera, e que atenda os anseios do seu povo.
    Sigo sempre acreditando no Brasil!

    ResponderExcluir